O LEMA

Quem Somos

Somos um grupo de pessoas que atua voluntariamente pois acreditam na educação como base das reformas sociais necessárias. Somos investidores sociais dividindo nossos privilégios para termos um futuro mais próspero e igualitários para todos. Para nós, o Projeto trata-se de uma responsabilidade social.

Propomos atividades semanais que se fundamentam no resgate da cidadania e da autoestima e que agreguem valores éticos e educacionais à construção social, cultural, afetiva e psicológica dos jovens; e acreditamos na formação do vínculo afetivo como cerne da relação desenvolvida. Desta forma, nos autoidentificamos como uma tecnologia social.

Nesse sentido ofertamos a eles: reforço escolar, oficinas de leitura, fazemos campanhas de apadrinhamento de serviços e materiais, atividades culturais e trabalhamos através de dinâmicas lúdicas conteúdos como: higiene pessoal, respeito ao próximo, educação ambiental, cuidado com os animais, violência, tolerância às diferenças, pensamento científico, diversidade religiosa, alimentação saudável, dentre muitos outros assuntos que somem valores positivos à educação dessas crianças e jovens e que todos deveriam ter acesso para desenvolver-se plena e saudavelmente, tanto  material como emocionalmente.

O Que Somos

Somos uma tecnologia social com uma metodologia focada no desenvolvimento de crianças e jovens de abrigos governamentais e comunidades carentes, intuitiva e de fácil aplicação. 

De Onde Viemos

Nossa história começa há mais de 25 anos atrás com a D. Geralda de Jesus, moradora da Cidade de Deus que, apesar da pobreza, desenvolveu um importante trabalho de liderança comunitária com as crianças e pessoas mais carentes de seu bairro. Sob o exemplo dela, inúmeros voluntários colaboraram no trabalho por mais de 20 anos e há 10 anos atrás começa a história do grupo que existe hoje. Lá atuamos com mais de 150 crianças de 4 a 17 anos. Com o falecimento da D. Geralda perdemos o local cedido por ela para o trabalho dentro da comunidade, assim a atuação migrou e se reestruturou.

Após a parada no trabalho social que acontecia na casa da D. Geralda, os voluntários acharam um novo espaço de atuação (Casa de Acolhimento Cely Campello, abrigo municipal localizado na Taquara-Jacarepaguá) onde atuamos desde 2014 com meninos de 12 a 17 anos. Lá angariamos experiência e desenvolvemos a metodologia e os Programas hoje em dia ofertados pelo LEMA.

Em 2016 o Projeto LEMA é oficializado como Organização Não Governamental sem fins lucrativos.

Em 2019 começa a expansão da atuação do LEMA, o número de voluntários aumenta e começamos a atuar também no Casa de Meninas do Catete, também um abrigo municipal que abriga meninas de 12 a 17 anos.

Organização social voltada para o desenvolvimento de crianças
e jovens que se encontram em vulnerabilidade social.
* CNPJ: 24.728.160/0001-10 *

©2020. Desenvolvido por Lao Júnior.