atuação
Público Alvo
Crianças e jovens de abrigos governamentais e comunidades carentes em estado de vulnerabilidade social.
Onde Atuamos
Os voluntários do LEMA estão atualmente na Casa de Acolhimento Cely Campello e Casa de Meninas do Catete atuando com os Programas Me Ensina, Me Inspira, Me Leva e Me Apadrinha.
O Projeto não possui sede pois o LEMA são as pessoas trabalhando por seu bairro. Nossa proposta perpassa sempre por convocar voluntários que residam próximo ao local onde ocorre o voluntariado, mantendo o vínculo com a melhoria da comunidade onde reside e atuando em parceria com locais mais carentes, colaborando mutuamente.
Casas de acolhimentos existem sob a tutela da esfera municipal e são uma proposta do mais recente Estatuto da Criança e do Adolescente que vieram substituir os antigos orfanatos uma vez que 95% dos jovens nesta condição NÃO SÃO de fato órfãos e todo o sistema trabalha para a restituição do convívio familiar. Assim, vulnerabilidade social significa abuso físico, sexual, emocional e psicológico o que justifica a retirada da tutela familiar. Então eles passam a morar em um abrigo do governo até que possam voltar ao convívio familiar, mas alguns passam a vida toda nessa situação. No abrigo eles tem uma vida quase normal. Estudam, saem, tem cuidadores 24h, por vezes trabalham, etc. Mas ainda falta muito suporte e base a essas crianças e é por isso que estamos lá.
Como Atuamos
Através do Programas Me Ensina, Me Inspira, Me Leva e Me Apadrinha, propomos atividades semanais que se fundamentam no resgate da cidadania e da autoestima e que agreguem valores éticos e educacionais à construção social, cultural, afetiva e psicológica dos jovens; e acreditamos na formação do vínculo afetivo como cerne da relação desenvolvida.
Nesse sentido ofertamos a eles: reforço escolar, oficinas de leitura, fazemos campanhas de apadrinhamento de serviços e materiais, atividades culturais e trabalhamos através de dinâmicas lúdicas conteúdos como: higiene pessoal, respeito ao próximo, educação ambiental, cuidado com os animais, violência, tolerância às diferenças, pensamento científico, diversidade religiosa, alimentação saudável, dentre muitos outros assuntos que somem valores positivos à educação dessas crianças e jovens e que todos deveriam ter acesso para desenvolver-se plena e saudavelmente, tanto material como emocionalmente.
Porque Atuamos
Nas nossas dinâmicas e discussões esperamos motivá-los e ajudá-los a buscar uma realidade diferente, construindo para si mesmos um futuro mais próspero. Acreditamos na educação como a base da mudança necessária na vida dessas pessoas e ainda mais, acreditamos na reforma social a partir daí, pois só dando perspectiva as nossas crianças e multiplicando nossos privilégios é que poderemos mudar algo, ajudando toda uma sociedade a ser melhor.
Longe de se tratar exclusivamente de caridade ou atividade voluntária para ganho pessoal, para o nosso grupo, esse projeto é uma responsabilidade social e um investimento social.
A empatia pela história de outros indivíduos, a confiança no potencial dos nossos jovens, o anseio por uma sociedade mais igualitária e a crença no ativismo social como agente reformador é o que nos move a buscar um mundo melhor, começando pela educação das nossas crianças pela nossa própria ação.